A Gestão Estratégica de Processos desafia a Estratégia de Negócios 

Foto: Freepik

A princípio, pode parecer que são temas distintos e que não existe relação direta entre Gestão Estratégica de Processos e a Estratégia de Negócios de uma empresa. Mas, ao contrário, as duas coisas estão intimamente ligadas. Estratégia sem processos otimizados não produz efeitos, assim como processos otimizados sem estratégia significam muito pouco. A Gestão Estratégica de Processos vai muito além de normatizar atividades operacionais de uma empresa. 

Independente de se tratar de uma grande empresa com uma longa história ou uma startup, a busca pela diferenciação deve ser constante. As empresas que prosperam são as que conseguem criar diferenciais para os seus clientes, seja nos serviços, seja nos produtos ou mesmo na abordagem ao cliente. É necessário antecipar e atender as suas dores e necessidades. Gerir Estrategicamente os Processos é uma forma estruturada para desafiar a estratégia, na medida em que o consultor de processos aporta metodologias que permitem, não apenas otimizar processos, mas, principalmente criar um ambiente de discussão onde todos sejam instigados a “pensar fora da caixa” para descobrir se o que fazem é realmente o melhor para o negócio e seus clientes. 

As startups trazem em seu DNA a necessidade de criar inovação. Afinal, é para isso que a maioria delas são criadas. A partir de uma oportunidade percebida, refletida por uma dor do mercado, alguém tem a ideia de produzir algo que venha atender ao mercado. Desde o início, a startup deve construir uma cultura de inovação e diferenciação no mercado. Afinal, se não for assim, o seu futuro será, no máximo, navegar em um oceano repleto de outros concorrentes. A Startup quer o Oceano Azul. Estar à frente da concorrência e se tornar indispensável. 

Investir numa política consistente e permanente de olhar para os processos com algo estratégico, é uma ótima forma de garantir ficar à frente da concorrência, produzir ótimos resultados no mercado e também conseguir ótimos resultados financeiros, uma vez que processos estrategicamente definidos e otimizados ajudam a reduzir drasticamente seus custos, leal time de processo e a aumentar a venda de seus produtos e serviços. 

Por tudo isto, percebe-se que gerenciar estrategicamente os processos de uma empresa significa muito mais do que fazer fluxogramas super detalhados. Esses, são apenas uma ferramenta de design. O grande objetivo é garantir que, através de uma metodologia estruturada a empresa garanta que está realmente fazendo o que precisa fazer.  

Nuno Marques – Head do Produto P², formado em Administração pela UFRJ com MBA executivo em Business Administration para FAAP-SP/American University.

Gostaria de saber mais? 

Seja bem-vindo a Inovação!

Preencha o formulário abaixo e abra espaço para futuras rodadas de investimento.